Monday, March 14, 2011

Julian Opie



capa do disco Blur: The Best of

Julian Opie , artista inglês.

Ele se tornou célebre depois da capa do disco Blur: The Best of, que rendeu-lhe o prêmio Music Week CADS de melhor ilustração. Também criou um gigante painel de leds para a turnê Vertigo World Tour da banda U2, onde a figura pictórica de um homem caminha a esmo.

Sua obra busca captar em poucas linhas o essencial, retratando pessoas, figuras humanas, objetos etc. Minimalista.
Eu quis fazer um auto-retrato buscando sua técnica, mas foi mais difícil e delicado do que esperava. Não adiantou só colocar uma linha grossa no contorno do rosto :-)
...sometimes, what you see is not what you get

Com um pé na pop art e influenciado pelo ukiyo-e, arte de gravação japonesa, Julian parece falar da massa para as massas e representar a agilidade e a urgência de nosso tempo, quando ser é agir.
Gente-ícone: retratos pictóricos, desenho essencial: não-monalisas. Corpo sem face: identidade além dos rostos, captada no gestual ou nos movimentos dos indivíduos representados.

Será que reconheceríamos essas pessoas na rua, mesmo sem nunca ter visto uma foto?
Quem sabe a idéia seja evidenciar o indivíduo na multidão, ou tentar retratar a urgência de nossos dias. Talvez ambos.

desenho com a técnica Ukiyo-e

Aqui tem mais:




2 comments:

Mirna said...


Juilan Opie é uma das melhores artistas dos últimos tempos. Eu o conhecia, porque eu estava em Londres há vários anos. Não conheceu pessoalmente. Eu sabia que o seu trabalho, o que eu acho muito bom. Além disso, sempre me fez lembrar de uma linha de cosméticos, chamada Opi. Isso é o que me chamou a atenção em primeiro lugar. :) O seu trabalho ... incrível.

Paulo Bernini said...

hahah Opi nail polish! :-)